Tabela de conteúdos

Aroeira-do-sertão - Myracrodruon urundeuva

A Aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva) é uma árvore da familia Anacardiaceae, também conhecida como aroeira, aroeira-preta, aroeira-do-sertão, urundeuva, uriunduba, aroeira-do-campo e aroeira-da-serra.

inaturalist-open-data.s3.amazonaws.com_photos_28512824_small.jpg

Características

A Aroeira-da-serra uma árvore pioneira, com altura de 6 a 14 metros no Cerrado e na Caatinga; 20 a 25 metros em floresta latifoliada semidecídua e Cerrado. Tronco de 50 a 80 centímetros de diâmetro. As folhas, compostas e imparipinadas, possuem formato ovalado, tendo o ápice agudo, base arredondada, margem (bordo) cerrada, secção transversal do pecíolo canaliculado, e exsudam látex ao serem arrancadas. Cheiro de manga ao amassar a folha!

Suas flores são brancas ou creme, se reunindo em grandes inflorescências. Seu fruto é uma pequena noz, encimada por um cálice que se parece com um paraquedas.

A madeira da urundeúva contém tanino, é pardo-avermelhada, dura e imputrescível, própria para ser usada em obras externas[4], como dormentes de linhas férreas, postes e na construção civil. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Época de florada e frutificação

Período de floração: Cerrado - jan-jul ; Mata Atlântica - jun -jul (jan-jul) ; Pantanal - ago a set; Caatinga - jun - set. Período de frutificação: Cerrado - set-out ; Mata Atlântica - jul - set (set-out) ; Pantanal - set a out; Caatinga - ago - out.

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos, principalmente.

Ocorrência

É nativa da caatinga e do cerrado, desde o estado do Ceará até o estado do Paraná, no Brasil. Encontrada também na Argentina, Paraguai e Bolívia.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Myracrodruon_urundeuva